ESDE


OBJETIVO

O Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE) é um estudo criado pela Federação Espírita Brasileira (FEB). Nos dizeres da própria Federação:

"O Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE) surgiu como ferramenta didática de estudo do Espiritismo, oferecendo oportunidade de ampliação do conhecimento da base fundamental da Doutrina nos aspectos científico, filosófico e religioso.

Lançado em 1983, em Brasília, na reunião anual do Conselho Federativo Nacional (CFN), o ESDE busca atender às expectativas do Movimento Espírita quanto à ampliação dos estudos de forma sistematizada nas casas espíritas. Atende também ao objetivo do próprio Espiritismo, que é a transformação moral dos indivíduos a partir da fé raciocinada.

O ESDE é, portanto, um programa de estudo metódico, contínuo e sério da Doutrina Espírita, a ser realizado em grupo privativo, fundamentado nas cinco obras básicas de Allan Kardec - O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese. Sua ação é complementar a outras realizadas pela instituição espírita, como o estudo das obras básicas e da mediunidade, o Estudo Aprofundado do Espiritismo, a Infância e Juventude, o atendimento fraterno, as ações de assistência e promoção social, constituindo-se em instrumento de preparação de trabalhadores para todas as áreas da casa".

Para saber mais sobre o ESDE, clique aqui.


PÚBLICO

O ESDE é voltado para jovens e adultos que desejem conhecer mais sobre a Doutrina Espírita.

Atualmente, existem seis salas em funcionamento, divididas da seguinte forma:

  • Ciclo 1
  • Ciclo 2
  • Ciclo 3
  • Ciclo 4
  • Ciclo 5
  • Ciclo 6


HORÁRIO

Os encontros do ESDE ocorrem semanalmente às segundas, entre 19h30 e 21h.


MATERIAL

As apostilas do ESDE são disponibilizadas gratuitamente pela FEB. Faça o download clicando aqui.

Além disso, o programa "Bíblia do Caminho" também disponibiliza, gratuitamente, os estudos do ESDE, além de várias outras obras espíritas. Faça o download aqui (links no fim da página).


FOTOS

Para visualizar mais fotos das atividades do CEICAL visite nossas páginas no Flickr e no Facebook.












Imagens da Atividade